Transtorno bipolar
Leia mais sobre o assunto:Juntamente com o transtorno depressivo, o transtorno bipolar compõe o grupo dos principais transtornos de humor.
O transtorno bipolar é caracterizado pela presença de episódios maníacos (transtorno bipolar tipo 1) ou hipomaníacos (transtorno bipolar tipo 2), intercalados com episódios depressivos, embora não seja necessário a presença de um episódio depressivo para o diagnóstico do transtorno bipolar.
Episódios maníacos ou hipomaníaco- Transtorno bipolar
Em um episódio maníaco ou hipomaníaco, o indivíduo apresenta humor elevado, expansivo ou irritável, aumento de energia, atividade/produtividade, auto estima e libido, diminuição da necessidade de sono e gastos excessivos.
O paciente pode ainda apresentar discurso rápido ou abundante, pensamento acelerado e ficar mais sociável que geralmente é.
Em um episódio maníaco, os sintomas são mais intensos e têm maior duração que os sintomas de um episódio hipomaníaco, além existir a possibilidade de o paciente apresentar sintomas psicóticos (por exemplo, delírios de grandeza – acreditar ser muito rico ou ser enviado por Deus para salvar a humanidade).
A grande maioria dos pacientes permanece mais tempo com sintomas depressivos.
Uma minoria de pacientes apresenta uma mistura de sintomas maníacos e depressivos ao mesmo tempo, apresentação clínica bastante confusa uma vez que o humor do paciente pode mudar rapidamente.
O risco de suicídio estimado em pacientes bipolares é pelo menos 15 vezes maior que o da população em geral.
O transtorno bipolar acomete cerca de 4% da população, e parece ser discretamente mais comum em mulheres, com uma incidência em 3 mulheres para cada 2 homens.