blog

Saiba mais sobre o transtorno bipolar, um dos principais transtornos do humor

Leia mais sobre o assunto:
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Linkedin

Em um episódio maníaco ou hipomaníaco, o indivíduo apresenta humor elevado, expansivo ou irritável, aumento de energia, atividade/produtividade, autoestima e libido, diminuição da necessidade de sono e gastos excessivos; o paciente pode ainda apresentar discurso rápido ou abundante, pensamento acelerado e ficar mais sociável que geralmente é. 

Juntamente com o transtorno depressivo, o transtorno bipolar compõe o grupo dos principais transtornos de humor. Ele é caracterizado pela presença de episódios maníacos (transtorno bipolar tipo 1) ou hipomaníacos (transtorno bipolar tipo 2), intercalados com episódios depressivos, embora não seja necessipolar.

Em um episódio maníaco, os sintomas são mais intensos e têm maior duração que os sintomas de um episódio hipomaníaco, além existir a possibilidade de o paciente apresentar sintomas psicóticos (por exemplo, delírios de grandeza – acreditar ser muito rico ou ser enviado por Deus para salvar a humanidade).

A grande maioria dos pacientes permanece mais tempo com sintomas depressivos.

Uma minoria de pacientes apresenta uma mistura de sintomas maníacos e depressivos ao mesmo tempo, apresentação clínica bastante confusa uma vez que o humor do paciente pode mudar rapidamente. 

O risco de suicídio estimado em pacientes bipolares é pelo menos 15 vezes maior do que o da população em geral. 

O transtorno bipolar acomete cerca de 4% da população, e parece ser discretamente mais comum entre mulheres, com uma incidência em 3 mulheres para cada 2 homens.

Compartilhe
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Linkedin

Veja também