blog

Quando devo procurar um psiquiatra?

Leia mais sobre o assunto:
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Linkedin

Buscar tratamento médico diante do surgimento de sinais e sintomas é fundamental para evitar a evolução das doenças em geral.

Assim como devemos procurar um médico se apresentamos dor no peito ou ardência para urinar, é também mandatório passarmos por uma avaliação médica diante do aparecimento de alterações de comportamentos e/ou sentimentos.

O médico especialista para diagnosticar e tratar alterações de comportamentos, sentimentos é o PSIQUIATRA.

O psiquiatra é um profissional graduado em medicina.

Que concluiu os 6 anos de formação médica generalista, e com residência médica na especialidade psiquiatria

A residência médica é uma pós-graduação reconhecida pelo MEC e concede ao médico, após sua conclusão, o RQE, registro de qualificação de especialização. No Brasil, a residência em psiquiatria tem duração de 3 anos e prepara o médico, geralmente recém formado, para diagnosticar e tratar as patologias psiquiátricas, como depressão, transtornos de ansiedade, compulsões, dependências químicas, esquizofrenia, etc. 

Como é a consulta com um médico psiquiatra?

O paciente relata suas queixas (alterações), guiado por questionamentos do psiquiatra, e o contexto em que surgiram.

Por exemplo, um paciente pode relatar tristeza constante, choro, falta de prazer e vontade de realizar suas atividades bem como alterações de sono e apetite em um contexto usual (ausência de acontecimentos ambientais que possam ter contribuído para o surgimento dos sintomas) ou em um contexto específico (separação conjugal ou de falecimento recente de um familiar). 

O psiquiatra investigará os sintomas durante a consulta e solicitará exames complementares para a exclusão de causas não psiquiátricas para os sintomas apresentados.

Após o diagnóstico, o profissional prescreverá o tratamento indicado para cada caso (seja ele medicamentoso ou não) e acompanhará a evolução do quadro nas consultas subsequentes. 

Quais sintomas que indicam a necessidade de agendar consulta com psiquiatra? 

  1. Sintomas depressivos 

– Tristeza desmotivada ou na maior parte do tempo; 

– Não sentir prazer em atividades que antes lhe eram prazerosas;

– Diminuição de energia;

– Choro excessivo;

– Alterações de sono e apetite e diminuição de desejo sexual;

– Sentimentos de menos valia (baixa autoestima e sentimentos de culpa e inutilidade);

– Diminuição da capacidade de pensar ou se concentrar;

– Pensamentos de morte, suicídio ou tentativas de suicídio. 

Veja aqui um vídeo sobre:depressão 

  1. Mudanças de humor muito frequentes 

O estilo de vida moderno cursa com situações que favorecem mudanças de humor repentinas que, às vezes, ocorrem até mesmo por motivos banais.

Se essas oscilações ocorrem com muita frequência, sem gatilhos ambientais aparentes ou até geram algum prejuízo funcional ou social, elas podem indicar alguma patologia. 

Nesse caso, a orientação adequada é buscar ajuda psiquiátrica para avaliação precisa dos sintomas e assim a instituição de tratamento medicamentoso ou psicoterápico, conforme a necessidade e indicação.

  1. Problemas relacionados ao sono

Se houve mudança no seu padrão de sono, seja o surgimento de insônia ou sonolência excessiva, há a necessidade de investigar as causas e instituir o tratamento indicado.

Vale lembrar que o estilo de vida moderno também favorece o aparecimento de queixas de sono. Seja por maus hábitos (consumo de alimentos processados, falta de atividade física, obesidade) ou por estressores.

  1. Alteração importante do apetite ou padrão de ingestão de alimentos

Da mesma forma, alterações no apetite ou na forma como nos relacionamos com os alimentos. Episódios de compulsão alimentar ou perda de apetite, são comuns atualmente e precisam ser avaliados por um médico especializado em saúde mental. Os transtornos alimentares mais comuns são anorexia e bulimia nervosa e transtorno de compulsão alimentar periódico.

Leia mais sobre: compulsão alimentar 

  1. Dificuldade para se livrar de algum vício

Os problemas resultantes do mal uso de substâncias são mais extensos atualmente. Talvez pelo aumento da disponibilidade e pelo crescente número de drogas com poder de adicção (causar dependência). As disfunções relacionadas às drogas ocorrem em todos as culturas e segmentos sociais e todos os grupos de idade são afetados.

Se você tem enfrentado dificuldade para abandonar hábitos não saudáveis ou que prejudiquem sua rotina. Como: ingestão excessiva de bebida alcoólica, consumo de tabaco ou de drogas ilícitas, é necessário buscar ajuda psiquiátrica.

 Leia mais sobre: dependências químicas  

  1. Sintomas de Ansiedade

Preocupação excessiva, apreensão constante, dificuldade de relaxar, medo e insegurança podem evoluir e se tornar incapacitantes. Ou seja, o paciente que apresenta tais sintomas, não mais consegue desempenhar atividades sociais e profissionais. Outros sintomas de ansiedade comuns são: taquicardia, aperto/dor no peito, sudorese, tremores, tontura, xerostomia (boca seca).

Compartilhe
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Linkedin

Veja também