blog

Depressão: doença afeta mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo

Leia mais sobre o assunto:
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Linkedin

A depressão, também chamada de transtorno depressivo, é uma doença psiquiátrica potencialmente grave que afeta mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. É a primeira causa de incapacidade. 

É caracterizada por períodos de duas semanas ou mais em que o paciente apresenta sintomas como tristeza em grande parte do tempo, desânimo (falta de energia) e perda de interesse em atividades antes consideradas prazerosas. 

Outros sintomas comuns são: sentimentos de culpa e inutilidade, falta de esperança, baixa autoestima, pessimismo, alterações de sono (insônia ou sonolência excessiva) e apetite (com perda ou ganho de peso), diminuição de libido (interesse sexual), prejuízos cognitivos, como déficits na capacidade de manter atenção e concentração, agitação ou retardo psicomotor (lentificação do raciocínio e da atividade motora do paciente), pensamentos e/ou desejo de morte e ideação suicida (desejo de tirar a própria vida). 

Quando a depressão é muito grave, podem surgir sintomas psicóticos, como delírios (por exemplo, acreditar ter uma doença fatal que está consumindo e apodrecendo seus órgãos) e alucinações (ouvir a voz do demônio dizendo que o paciente não seguiu os caminhos de Deus e irá para o inferno). 

O suicídio é a maior complicação da depressão; aproximadamente 10 a 15% de todos os pacientes hospitalizados com depressão comete suicídio. O risco é maior em pacientes solteiros ou divorciados, quando há história de abuso de álcool ou outras drogas ou de tentativas anteriores de suicídio.

Os estudos mostram que 5 a 17% das pessoas apresentarão depressão ao longo de suas vidas e a doença é mais comum entre mulheres.

Os sintomas da depressão podem surgir pela primeira vez em qualquer idade, mas a chance de início aumenta no início da adolescência. Nos Estados Unidos, a doença parece atingir seu pico em torno dos 20 anos.        

O transtorno depressivo é causado por fatores genéticos e ambientais, bem como pela interação entre eles.   

Dra. Ana – Depressão from Guerra Propaganda on Vimeo.

Compartilhe
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Linkedin

Veja também